1 de nov. de 2010

Perspectiva de crédito para empresas cresceu em setembro, mostra Serasa

O crédito para as empresas deve seguir crescendo com o reaquecimento econômico do país, aponta pesquisa da Serasa. A sinalização é dada pelo Indicador de Perspectiva do Crédito às Empresas, que cresceu 0,2% na passagem de agosto para setembro.

“A seqüência de elevações mensais deste indicador sinaliza que a evolução das operações de crédito às empresas com recursos livres tenderá a se acelerar, sobretudo a partir do último trimestre de 2010, evoluindo também favoravelmente durante os meses iniciais de 2011”, diz a Serasa em nota.

Consumidores
Para os consumidores, a perspectiva do crédito teve queda de 1,8% em setembro, na sétima queda mensal consecutiva.

“Este movimento sinaliza que as concessões de crédito com recursos livres, para pessoas físicas, deverão continuar se expandindo, porém num ritmo um pouco mais suave ao longo dos próximos seis meses”, diz a entidade.

Segundo a Serasa, as operações de crédito com recursos livres são, em sua ampla maioria, voltadas ao consumo e, ao mesmo tempo, a disposição das pessoas físicas em aumentar seus níveis de endividamento se mantém elevada.

O indicador sinaliza ainda que as operações de crédito imobiliário (feitas, basicamente, com recursos direcionados), deverão continuar se destacando em termos de evolução da carteira de crédito do sistema financeiro às pessoas físicas, durante os próximos meses.

Nenhum comentário: