17 de jan de 2011

MEC adia início das inscrições do Prouni para o dia 21 de janeiro

O MEC (Ministério da Educação) decidiu adiar em dois dias o início das inscrições do Prouni (Programa Universidade para Todos). Incialmente previsto para o dia 19, ele foi adiado para o dia 21. Segundo o órgão, a medida é para evitar problemas de acesso tanto na página do Prouni quanto na do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Este último foi prorrogado por decisão judicial.

Veja como ficou o calendário do Prouni

PRIMEIRA ETAPA

 Datas
Inscrições21 a 25 de janeiro
Primeira chamada 
Resultado - Candidatos pré-selecionados28 de janeiro
Comprovação de informações e processo seletivo próprio28 de janeiro a 4 de fevereiro
Segunda chamada 
Resultado - Candidatos pré-selecionados11 de fevereiro
Comprovação de informações e processo seletivo próprio11 a 17 de fevereiro

SEGUNDA ETAPA

 Datas
Inscrições21 a 24 de fevereiro
Primeira chamada 
Resultado - Candidatos pré-selecionados27 de fevereiro
Comprovação de informações e processo seletivo próprio28 de fevereiro a 4 de março
Segunda chamada 
Resultado - Candidatos pré-selecionados13 de março
Comprovação de informações e processo seletivo próprio14 a 17 de março
As duas etapas são independentes. Se o candidato não conseguiu ser selecionado na primeira, poderá participar da segunda sem restrições -mas terá que fazer uma nova inscrição. Entretanto, quem foi selecionado na primeira etapa não poderá se inscrever na segunda, a não ser que tenha sido selecionado em um curso que não teve formação de turma. Em cada uma das etapas, o estudante poderá escolher até três opções de curso e instituição.
Para se candidatar, é preciso ter tirado no mínimo 400 pontos na média das cinco notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 e não ter zerado a redação. As inscrições serão feitas pelo site do programa.

Como é

As bolsas concedidas podem ser integrais (100% da mensalidade) ou parciais de 50% ou 25%. São elegíveis para as bolsas totais, os "brasileiros não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de até um salário-mínimo e meio", segundo a portaria publicada. No caso do abatimento parcial das mensalidades de 50% e de 25% , podem se inscrever "brasileiros não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de até três salários-mínimos".

Requisitos para o Prouni

Para se inscrever no programa de concessão de bolsas, os candidatos devem ter realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), não ter nenhuma diploma de curso superior e, ainda, atender a um dos critérios: 
  • tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • tenham cursado o ensino médio completo em instituição
    privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • tenham cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada;
  • sejam portadores de deficiência;
  • sejam professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de
    pessoal permanente da instituição pública

O que é o Prouni

O Prouni foi criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005. Segundo o MEC, ele tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes do ensino superior em instituições privadas. As instituições que aderem ao programa recebem isenção de tributos.

Nenhum comentário: