13 de mar. de 2009

PARCERIA JAPONESA PODERÁ CONSTRUIR REFINARIA NO MARANHÃO

Petrobras poderá fechar uma parceria de longo prazo com o Japão para a refinaria “premium” que construirá no Maranhão. O conglomerado japonês Marubeni se dispôs a bancar todo o investimento, sem a necessidade de desembolsos da estatal brasileira, que pagaria com o fornecimento dos derivados de petróleo produzidos na refinaria, um projeto estimado em R$ 20 bilhões.

A refinaria do Maranhão terá capacidade para processar 600 mil barris de petróleo por dia. O primeiro módulo, com 300 mil barris, deve ficar pronto em 2013; o segundo, completando o empreendimento, é para 2015.

O grupo Marubeni atua em uma dezena de setores - de alimentos à petroquímica, passando por produtos florestais e máquinas pesadas, além de construção civil - e tem escritórios nos cinco continentes. Em 2008, segundo informações disponíveis no sítio do grupo na internet, faturou mais de US$ 100 bilhões

Em resposta a trading japonesa Marubeni Corp afirmou no final da quinta-feira que pode apoiar a construção de refinaria de 20 bilhões de dólares em parceria com a Petrobras, mas negou informação de que iria bancar todo o projeto.

Por: Wlyssys Yguana, com informações do Tv Canal 13 e Yahoo Noticias

Nenhum comentário: