25 de mar. de 2009

GRAJAÚ SERÁ BENEFICIADO COM PROGRAMA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Grajaú está entre os 38 municípios maranhenses que serão beneficiados com o pacto para a redução da mortalidade infantil, assinado ontem entre o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e os nove governadores da região nordeste. Ao todo, 192 cidades da região serão beneficiadas com o pacto. O objetivo do acordo é reduzir em, no mínimo, 5% a mortalidade infantil nestas cidades do nordeste.

O acordo visa garantir à região 357 novos leitos de unidade de terapia intensiva (passará de 568 para 925 – aumento de 38,6%) e outros 1.005 de cuidados intermediários para recém-nascidos – hoje são 738, mas devem chegar a 1.743 –, além de 24 novos bancos de leite humano em todas as 192 cidades que serão assistidas pelo pacto.

De acordo com o site IMIRANTE, O Programa Saúde da Família (PSF) receberá um reforço de 301 equipes em toda a região nordeste. Passará das atuais 4.430 para 4.731. Além disso, todos os hospitais que realizam mais de mil partos, entre os 192 municípios prioritários para o combate à mortalidade infantil, serão integrados à Rede Norte- Nordeste de Saúde Perinatal, criada em novembro de 2008, por meio de articulação das principais maternidades e unidades neonatais de médio e alto risco das duas regiões.

Segundo dados do Ministério da Saúde, hoje, no Brasil, a taxa média é de 19,3 mortes por mil bebês nascidos vivos. Mantido esse ritmo de queda, o taxa geral brasileira será de 14,4 mortes por mil crianças nascidas vivas em 2012. Assim, o Brasil atingirá um dos Objetivos do Milênio três anos antes da data limite estipulada pela ONU — 2015.

Os outros municípios maranhenses que também serão beneficiados são São Luís, Zé Doca, Imperatriz, Pinheiro, Caxias, Pedreiras, Codó, Viana, Timon, São João dos Patos, Açailândia, Rosário, Bacabal, Barreirinhas, Barra do Corda, Estreito, São José de Ribamar, Carolina, Santa Inês, Porto Franco, Chapadinha, Alcântara, Santa Luzia, Raposa, Itapecuru Mirim, Cururupu, Coroatá, Governador Nunes Freire, Coelho Neto, Lago da Pedra, Paço do Lumiar, Colinas, Vargem Grande, Tuntum, Buriti, Presidente Dutra e Balsas.

Por: Wlyssys Yguana, com informações de Imirante.

Nenhum comentário: