18 de mar. de 2010

MEC diz que 7 mil vagas do SiSU sobraram

O Ministério da Educação (MEC) divulgou um balanço nesta quarta-feira (17) em que mostra que cerca de 7 mil vagas - cerca de 15% do total de 47,9 mil - sobraram após a seleção feita pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) das vagas de instituições de ensino superior do país. De acordo com o órgão, a maioria dessas vagas é destinada a políticas de ações afirmativas ou para preenchimento no segundo semestre.

Segundo o órgão, 40.789 estudantes se matricularam até o final das etapas de seleção -incluída, aí, a feita com base na lista de espera - nas 51 instituições. De acordo com a secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari, não haverá ociosidade.

"Das quase 7 mil vagas disponíveis, temos uma lista de 136 mil confirmados na espera", afirmou. Com base na lista de espera já feita pelo SiSU, cada universidade vai montar sua própria lista. Ou seja, não haverá uma nova listagem no sistema - cada instituição terá autonomia para chamar os alunos que quiser.

Maria Paula disse que espera que, até o final da próxima semana, 95% das vagas estejam preenchidas.

Estes alunos, no entanto, podem entrar na instituição após o início das aulas. A secretária disse que não haverá prejuízo para eles. "Algumas universidades ainda vão iniciar [aulas]. Algumas das vagas não preenchidas se referem ao segundo semestre. Em alguns casos, nas quais teve início de aulas, há planos de estudos para todos os alunos. Nenhum será prejudicado", disse.


De acordo com o MEC, houve, aproximadamente, 800 mil inscritos no SiSU. Cerca de 2,5 milhões prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009.

Fonte: G1

Nenhum comentário: