3 de jul. de 2009

Dilma diz que Sarney não pode ser 'demonizado'

A ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, fez uma forte defesa do presidente do Senado, senador José Sarney (PMDB-AP), nesta sexta-feira (3). Segundo ela, ele não pode ser “demonizado” por práticas que ocorreram durante 15 anos. Ela disse ainda que o DEM também precisa ser responsabilizado pelos desvios do Senado, porque comandou durante anos a primeira-secretaria da Casa.

Ela tomou cuidado para garantir que sua opinião não era no sentido se interferir em outro poder. “Estou falando como pessoa de fora, sempre disse que respeito a não interferência do Executivo sobre o Senado. Longe de mim estar aqui dando receituário para alguém ou interferindo na autonomia de outro poder”, salientou antes de começar a defesa de Sarney.

“Tem uma prática no Brasil que não está correta. A prática no Brasil que não está correta é achar que sempre que você pega uma pessoa e joga ela aos leões você está no caminho de solucionar as questões éticas. O modelo não é esse. O modelo é o seguinte, estranhamente culpar por uma prática que tem mais de 15 anos uma pessoa e ela seja responsável”, argumentou.

Para ela, Sarney não pode ser demonizado. “Não concordo em demonizar o presidente Sarney e responsabiliza-lo por toda essa crise”, disse.

E a ministra aproveitou para apontar o DEM, um dos principais partidos de oposição ao governo, como responsável por parte das irregularidades no Senado e pediu apuração sobre a sigla.

“Eu não vi ninguém falar sobre o fato de quem é responsável pelos contratos, pelas passagens, por tudo. Eu soube que é a primeira-secretaria. Eu soube que os integrantes da primeira-secretaria sempre foram do DEM. Estranhamente, o DEM pede o afastamento do presidente Sarney. Então, acho que tem um modelo no Brasil que dá pizza e que é esconder a questão debaixo do tapete", salientou.

Depois de atacar o DEM, a ministra voltou a defender Sarney. “Não é plausível que em 15 anos, com mais de 600 atos, me baseando no que leio na imprensa, não acredito que era possível ser praticado por uma pessoa. Eu acho que eles [do DEM] são responsáveis. Se a casa foi dirigida na primeira-secretaria pelo DEM eles têm que ser responsabilizados também”, disse.

Um comentário:

Fúlvio Costa disse...

Wlyssys,
adiciona aí véi.
http://grajaudefato.blogspot.com
Valeu e bom fim de semana!