2 de fev de 2011

GRUPO DE GUARDAS MUNICIPAIS SÃO TREINADOS PARA ENTRAREM EM AÇÃO NA CIDADE DE GRAJAÚ.

A Guarda Municipal adquiri conhecimentos técnicas e procedimentos operacionais para sua própria formação.


Por: Djacy Oliveira
A Guarda Municipal de Grajaú-Ma iniciou dia (01) o curso para o uso das técnicas de abordagem nas ruas. O treinamento irá habilitar todos os (32) Guardas Municipais de Grajaú, para aprenderem como trabalhar e como se defender nos momentos de ataques contra sua pessoa física.

A Guarda Municipal adquiri conhecimentos técnicas e procedimentos operacionais para sua própria formação, as disciplinas partem da matriz  curricular de formação de guardas municipais. A disciplina é dividida em várias técnicas de abordagens e prevenção do local de trânsito.
Para trabalharem os guardas necessitam de itens da tecnologia sub letal, como: Esplays de gás composto com pimenta, gás lacrimogêneos, bastão retrátil ou tofa (bastão Policial).
Na cidade de Grajaú os guardas não poderam usar armas de fogo de imediato, pois ainda devem passar por uma adaptação coerente, para ter a liberdade de portar a arma, é o que disse o treinador sargento Efelino. Somente nas grandes metrópoles os guardas usam o porte da arma de fogo, mas também passaram por treinamentos especiais.
Pelo artigo 78 do código tributário nacional, o poder policial se atribui aos guardas, esse artigo dá direito aos mesmos de agirem com poder de polícia quando necessário, mecanismo que disponibiliza o gozo da liberdade em agir para o bem estar individual.

O treinamento segue até sexta-feira, com aulas de 40 horas seguidas. Os dois treinadores sargento Efelino e Marcos Rafael, se disponibilizam o tempo necessário para que a turma dos futuros atuantes possam estarem preparados o mais rápido possível, segundo Marcelo Otsuka coordenador dos agentes de trânsitos da cidade, os guardas já devem atuarem no período carnavalesco.

Durante o treinamento os guardas tomaram conhecimento do uso da pistola Taser arma usada nos Estados Unidos. E aprenderam pela primeira vez as técnicas de abordagens ao condutor no trâsito.
O equipamento é importado dos E.U.A, porém a única empresa habilitada a ministrar o treinamento Seguritec –RS já está capacitando os GMs de Dourados, para quando o armamento chegar já estejam aptos para operá-las. Este equipamento só pede ser usado por policiais, Guardas Municipais e agentes de Segurança Pública devidamente treinados e certificados.

Cada pistola funciona com oito pilhas recarregáveis. Elas emitem ondas que paralisam a musculatura e que se assemelham aos estímulos do cérebro. Quando usadas, interrompem os movimentos por alguns segundos. O Taser não é uma arma de choque, é uma arma de alta tecnologia, onde as ondas agem diretamente no sistema nervoso central do organismo, paralisando os movimentos, sem danos a saúde.
Caso o suspeito apresente resistência, o Guarda Municipal poderá emitir o dardo que é disparado e emite um estímulo de uma onda chamada de ondas T (TWaves) que paralisam o criminoso, interrompendo a comunicação do cérebro
com os músculos. Isto dá ao Guarda Municipal o tempo necessário para que possa algemar o criminoso.
O Treinamento de Guardas Municipais envolve além de uma competência técnica, o compromisso político de transformação da sociedade através da educação. Há uma necessidade  ao formar o profissional, conscientizar o cidadão sobre seu papel e sua atuação na sociedade. 
Diferente disso corre-se o risco de militarização das Guardas Municipais, assemelhando-as às Polícias Militares, que conservam ainda hoje traços característicos de exércitos estaduais, o que dificulta da aproximação da sociedade, por uma questão ideológica muito forte. É bom lembrar que o lema das Guardas Municipais é: "Amigo e Protetor do Cidadão".

O emprego dos integrantes das Guarda Municipais nas suas missões exige treinamento específico, que deve ser efetivado por profissionais competentes, integrantes de organizações que inspirem confiança e tenham credibilidade no mercado de segurança.

O treinamento consiste em uma Formação Básica que habilita o guarda municipal a exercer sua profissão na maioria de suas missões, e em outros cursos de Especialização tais como : trânsito, meio ambiente, informações turísticas, dentre outros, conforme a necessidade do município.


Fonte: realidadenatela.blogspot.com

Nenhum comentário: