10 de fev de 2011

Governo suspende concursos públicos federais

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, afirmou nesta quarta-feira (9) que estão suspensos todos os concursos públicos federais deste ano.

A medida não deve afetar processos seletivos já em andamento, como os do BNDES, do Banco do Brasil e da Petrobras, mas concursos de ministérios e de órgãos estatais que não tiveram edital divulgado (como as provas dos Correios e do Banco Central) podem não ser realizados.

Todas as nomeações de aprovados em concurso para o serviço público federal também foram suspensas, de acordo com a ministra.

As medidas fazem parte do corte de gastos do governo federal, anunciado na tarde desta quarta (9) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. Foram reduzidos R$ 50 bilhões do Orçamento da União de 2011.

O corte nos gastos do governo é mais do que o dobro do ano passado, quando R$ 21,8 bilhões foram economizados pelo governo federal - a maior "tesourada" realizada nos oito anos de governo Lula.

Rigor nas exceções

Ao explicar a suspensão de contratações via concurso público, a ministra Miriam Belchior disse que as exceções serão analisadas com rigor.

- [Casos excepcionais] serão analisados caso a caso. Novas contratações serão olhadas com lupa.

O mesmo critério vale para proibição de novos concursos.

- Se não vou nomear quem já está aprovado, não vai haver concursos novos.



Fonte: Olhar Direto

Nenhum comentário: