18 de abr de 2009

OPERAÇÃO ALICERCE EMBARGA 20 EMPRESAS NO MA

A Operação Alicerce, realizada pela Gerência Executiva do Ibama em Imperatriz e pelo Instituto Chico Mendes nos municípios de Estreito, Ribamar Fiquene, Governador Edson Lobão, Porto Franco e Grajaú resultou no embargo de 20 empresas entre cerâmicas e extratoras de seixos e areia. As multas aplicadas superam R$ 1 milhão.

Durante a operação também foram embargadas atividades em 101 hectares onde havia exploração não autorizada de argila. Foram apreendidas quatro dragas utilizadas na extração mineral, 2.845 stereo de lenha sem documentação de origem em cerâmicas e 21 m³ de madeira em toras.

Segundo o analista ambiental Waldivino Gomes Silva, que coordenou a operação, “o principal objetivo foi realizar um ordenamento da atividade de extração mineral e fabricação de produtos cerâmicos na região sudoeste do Maranhão, além de definir ações mitigatórias por parte dos empreendedores com o intuito de minimizar os danos causados durante a extração de minerais, bem como a recuperação das áreas degradadas.”

O coordenador considera que a atividade cerâmica na região, por ser grande consumidora de lenha, tem impacto e está diretamente relacionada com o desmatamento do Cerrado na região. “A situação é preocupante porque se tratam de atividades que provocam sérios danos ao meio ambiente”, conclui Gomes.

Fonte: Pulso da Terra

Nenhum comentário: