11 de jun de 2010

Inscrições para o Enem 2010 começam no próximo dia 21 de junho

A corrida para conquistar uma vaga em uma instituição de ensino superior começa em breve. O MEC (Ministério da Educação) divulgou as datas de inscrição para o Enem 2010 (Exame Nacional do Ensino Médio) que acontecem esse ano. Os estudantes deverão se inscrever pela internet entre os dias 21 de junho a 9 de julho. A taxa de inscrição será de R$ 35, mesmo valor da edição passada, mas os alunos de escolas públicas estão isentos do pagamento.

A nota do Enem pode ser usada pelos estudantes para entrar em universidades públicas e particulares, além de ser pré-requisito para obtenção de bolsas de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de certificados de conclusão do ensino médio de jovens e adultos.

Esse ano, as instituições responsáveis pela aplicação da prova serão a Cespe e Cesgranrio. Ambas bancas examinadoras serão contratadas por dispensa de licitação. No Enem 2009, houve vazamento da prova e, por conta disso, o consórcio contratado na época por licitação foi substituído.

As provas do Enem 2010 serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro. De acordo com o presidente do Inep, Joaquim José Soares Neto, essa edição do exame contará com mais segurança. A Polícia Federal voltará a dar apoio na realização da prova. A expectativa do Ministério da Educação (MEC) é de que pelo menos seis milhões de alunos participem do exame.

Conheça a estrutura da prova

Este ano, as provas terão a mesma estrutura do exame aplicado em 2009, com um total de 180 questões. Serão quatro testes de múltipla escolha nas áreas de linguagem, ciências da natureza, matemática e ciências humanas, com 45 questões cada, e uma redação. A grande novidade é a inclusão de língua estrangeira (inglês ou espanhol) na área de linguagens.

No primeiro dia do Enem, sábado, 6 de novembro, os candidatos farão exames de ciências da natureza e ciências humanas, das 13h às 17h30. No dia seguinte, será a vez de matemática, linguagens e da redação, das 13h às 18h30.

Fonte: Administradores.com

Nenhum comentário: