28 de fev. de 2010

Cabeça de estátua de avô de Tutancâmon é encontrada no Egito

Uma cabeça gigante de granito vermelho do faraó Amenófis III, de 3.000 anos de idade, foi encontrada no local de seu templo funerário em Luxor, anunciou neste domingo (28) o Ministério da Cultura egípcio.

Polida e mostrando "características jovens esculpidas", a cabeça de 2,5 metros de altura pertence a uma grande estátua que representava o faraó de pé, com os braços cruzados e com símbolos reais nas mãos, explicou Hurig Sourouzian, chefe da missão arqueológica responsável pela descoberta.

Foto: Reuters

Cientistas realizaram testes de DNA e tomografia computadorizada em uma série de múmias e identificaram Amenófis III como o avô de Tutancâmon, o rei adolescente fruto de uma relação incestuosa entre Akenaton e sua irmã, ambos descendentes de Amenófis III. Akenaton é o "faraó herético", considerado precursor do monoteísmo por ter tentado impor no Egito o culto exclusivo de Aton.

"Coletamos uma ampla quantidade de peças de granito vermelho da estátua que ficava na parte sul do templo funerário de Amenófis III", disse Sourouzian, acrescentando que as peças estão sendo restauradas.

Fonte: G1

Nenhum comentário: