25 de fev de 2010

MEC cria lista de espera na última etapa do SiSU

O Ministério da Educação (MEC) decidiu criar uma lista de espera para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para preencher as vagas remanescentes da terceira etapa de inscrição.

Os candidatos que não tiverem sido selecionados no curso em que se inscreveram deverão confirmar no sistema o interesse pela vaga, durante o período das matrículas. As listas de espera serão divulgadas pelas próprias instituições de ensino.

Outra novidade é que será possível cancelar a sua inscrição no sistema durante o período das inscrições. Anteriormente, o candidato só podia mudar a opção de curso.

As medidas só irão valer para a terceira etapa, que estará disponível no site entre os dias 1º e 3 de março. As mudanças foram publicadas na edição desta quinta-feira (25) no "Diário Oficial da União".

O objetivo é evitar que, ao final do processo, sobrem vagas não preenchidas. Quando a primeira etapa terminou, por exemplo, mais da metade das 47,9 mil vagas haviam sobrado.

As matrículas dos selecionados na segunda etapa terminam nesta sexta-feira (26). As vagas remanescentes serão disputados na terceira e última etapa.

O SiSU

Participaram do SiSU 23 universidades e 26 institutos federais. Além das instituições federais, a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE também participam do Sisu.

O sistema seleciona vagas somente nos cursos que têm o Enem como único processo seletivo. Outras instituições de ensino, que não aderiram ao SiSU, tanto públicas quanto particulares, vão adotar a nota do Enem conforme o seu critério: ou como parte da nota ou como primeira fase. O candidato deve ficar atento ao manual do vestibular de cada instituição.

Os candidatos não selecionados na primeira e segunda etapas poderão se inscrever novamente na terceira etapa, assim como aqueles que ainda não se inscreveram no SiSU.

A lista dos aprovados na terceira etapa será divulgada no dia 5 e as matrículas deverão ser feitas entre 9 e 12 de março

Nenhum comentário: