21 de fev de 2010

Estudantes que fizeram o Enem já podem pedir certificado de conclusão do ensino médio

Quem fez o Enem 2009 para obter o certificado de conclusão do ensino médio deverá solicitar esse documento até o dia 31 de março, pela internet. Os interessados em declaração de proficiência em uma ou mais das matérias avaliadas pelo Enem devem preencher o mesmo formulário.

O exame é feito, principalmente, por estudantes que estão prestando vestibular, já que ele substitui alguns processos, uma das fases ou apenas conta pontos na nota final. Em 2010, 51 instituições federais usaram o Enem como único critério de seleção. Mas, a partir desta edição, a prova também passou a valer para comprovação de conhecimentos do nível médio, opção útil para quem não concluiu os estudos formalmente.

Para ter direito ao certificado, é preciso ter 18 anos ou mais na data de realização do Enem, além de ter acertado o mínimo de 400 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e tirado o mínimo de 500 pontos na redação. Para a área de linguagens, códigos e suas tecnologias, o interessado deverá obter o mínimo de 400 pontos na prova objetiva e, adicionalmente, o mínimo de 500 pontos na prova de redação.

A emissão dos certificados é de competência das secretarias estaduais e municipais de educação, e cada uma delas definirá os procedimentos para a certificação de conclusão do ensino médio com base nas notas do Enem 2009.

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de todo o país também poderão emitir os certificados de conclusão – desde que façam uma avaliação adicional de língua estrangeira – ou expedir declaração de proficiência de acordo com o desempenho do interessado.

Nenhum comentário: