21 de jun. de 2009

Programa BNB de Cultura será implantado em Grajaú e região

Para incentivar o desenvolvimento da cultura no município de Grajaú e região, foi realizado por meio da secretaria de Indústria, comércio, turismo, trabalho, emprego e renda e pela secretaria de Cultura, o Seminário sobre o Programa BNB de Cultura - Edição 2010 em parceria com o BNDES. A finalidade do programa do Banco do Nordeste do Brasil em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social é patrocinar projetos de cultura no campo da literatura, música, artes cênicas, artes visuais, audiovisual e artes integradas entre outras.

São R$ 6 milhões de reais para incentivo da cultura nordestina disse o Sr. Anastácio Braga, gerente do Centro de Cultural Banco do Nordeste - Cariri, Ceará em sua exposição sobre o programa aos 80 representantes de entidades que trabalham com a cultura, profissionais da arte, professores de arte das várias escolas presente no município e membros do conselho municipal de cultura de Grajaú.

Entre os presentes estavam o agente de desenvolvimento do BNB, Sr. Sebastião Almeida Sales, Albertina Oliveira Albuquerque, secretária de Educação e Cultura de Jenipapo dos Vieiras, Juraiza Rocha Brilho, secretária adjunta de Educação de Barra do Corda, o vice-prefeito de Grajaú, Antonio Matias, o secretário de Indústria, comércio, turismo, trabalho, emprego e renda, José de Simas Lima (Zé do Dimas), Rosa Soraida, secretária de Cultura, uma comitiva de Barra do Corda com 20 pessoas e outra de Jenipapo dos Vieiras com 8 pessoas.

Anastácio explicou todo regulamento para inscrição de projeto que pode ser feito por pessoas jurídicas, como pessoas físicas, contando que as mesmas venham desenvolvendo atividades no campo da cultura. Falou das linhas de atuação que abrange o programa, sobre a seleção dos projetos, destinação de recursos, prestação de contas, contratação, habilitação de projetos e contrapartidas ao programa BNB de Cultura - Edição 2010. Após a explanação houve vários questionamentos dos presentes.

Para o secretário Zé do Dimas, a iniciativa que partiu de sua secretaria em parceria com a secretaria de cultura, vem mostrar o compromisso que o governo municipal tem para com a cultura da região. "nossa secretaria deseja apoiar e ao mesmo tempo buscar incentivos para melhorar o desenvolvimento do nosso município, não só no campo da cultura, mas em todas as áreas que merecem atenção do governo municipal" afirmou Dimas.

"temos entidades e pessoas preparadas para se escrever no processo de seleção do programa e as que têm algumas situações pendentes, a secretaria irá se empenhar para ajudar na regularização e assim garantir a participação de todos" disse Maria Cléa, assessora da secretária de cultura, questionada por nossa reportagem sobre as entidades e pessoas habilitadas em Grajaú para participar do programa.

As inscrições de projetos serão de 29 de junho a 24 de julho de 2009 e os resultados em 30 de outubro de 2009. Regulamentos e formulários e outras informações encontra-se no site do Banco do Nordeste, no endereço: www.bnb.gov.br.

O seminário aconteceu no salão da Grota da Luz "Frei Alberto Beretta" na tarde desta quarta-feira, 17.

FONTE: Nóticia publicada no Site Grajaú de Fato

Nenhum comentário: