7 de jun. de 2009

H1N1: 35 CASOS CONFIRMADOS NO BRASIL

O Ministério da Saúde confirmou neste sábado quatro novos casos de gripe H1N1, elevando para 35 o número de infectados pela doença no país. Em um dos novos casos, houve a contaminação de pessoa para pessoa.

Os novos casos foram confirmados nos Estados de Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins, de acordo com comunicado do ministério.

Dois deles são de pessoas que estiveram no exterior. Os pacientes, um do Rio de Janeiro e outro de São Paulo, estão em isolamento domiciliar e passam bem.

Em outro caso, a forma de contaminação do paciente está sob investigação, já que a pessoa esteve no exterior e também teve contato próximo com outra pessoa diagnosticada com a doença. O paciente, de São Paulo, está em isolamento domiciliar e passa bem.

No Tocantins, a contaminação se deu por contato com outra pessoa que havia sido infectada no exterior. O paciente está em isolamento domiciliar e passa bem.

Este é o nono caso de transmissão autóctone da doença no país. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 24 países registraram este tipo de contaminação.

Apesar da nova confirmação de transmissão autóctone, o Ministério da Saúde considera que não há evidências de transmissão sustentada do vírus de pessoa para pessoa no Brasil.

"A transmissão no Brasil é limitada... tendo em vista que todos esses casos têm vínculo epidemiológico com casos importados", disse o ministério em nota.

Do total de casos confirmados, 15 estão em São Paulo, oito no Rio de Janeiro, cinco em Santa Catarina, três no Tocantins e dois no Mato Grosso. Minas Gerais e Rio Grande do Sul tiveram um caso cada.

"Para todos os casos confirmados, estão sendo realizados busca ativa e monitoramento de todas as pessoas que estabeleceram contato próximo com os pacientes", disse a nota.

O número de casos suspeitos caiu de 42 para 35. Outros 401 foram descartados.

Nenhum comentário: