3 de jun. de 2009

BLOGUEIRA É PRESA NOS EUA POR NÃO ENTREGAR COMPUTADOR À JUSTIÇA

Uma blogueira que não conseguiu entregar seu computador pessoal à Justiça para análise em um processo de difamação acabou presa por descumprir o mandado, informou o site "Inquirer".

De acordo com reportagem publicada no "Houston Chronicle", a corretora de imóveis Lyndal Harrington, de 53 anos, que escrevia para o site "Rose Speaks", está sendo processada por Virgie Arthur, mãe da falecida Anna Nicole Smith.

Harrington afirma que seu computador foi roubado. Aparentemente, a casa dela teria sido arrombada menos de uma semana depois de a blogueira ter sido convocada a levar o PC ao tribunal para busca de provas. Mas o juiz Tony Lindsay não acreditou na história.

Com isso, a blogueira foi presa sob a acusação de desacato. Harrington já foi liberada com a expectativa de que entregue o computador em audiência marcada para daqui a um mês, no dia 2 de julho. Mas ela continua afirmando que não poderá apresentar a máquina ao tribunal, porque simplesmente não possui mais o equipamento.

"Não posso me virar em uma coisa não tenho", disse Harrington, logo após ter saído da prisão, acrescentando que nunca imaginou passar por uma experiência tão "humilhante e degradante" em toda a sua vida.

Além disso, a blogueira afirma que só fez o que fez centenas de outros fizeram - e ainda estão fazendo: escrevendo a sua opinião sobre a mãe de Anna Nicole Smith.

O caso de Harrington é um tanto incomum, uma vez que o juiz usou leis civis para colocar alguém na prisão. Mas não é raro um blogueiro ser processado sob acusação de difamação por Arthur, a mãe de Smith, observa o "Houston Chronicle". Na ação judicial por difamação e conspiração, ela também acusa outro blogueiro; o advogado Howard K. Stern e a irmã dele; o pai de Dannielynn, Larry Birkhead; produtores, entre outros.

Especialistas em leis da internet afirmam ser cada vez mais comum ver blogueiros processados por difamação, invasão de privacidade e infração de direitos autorais. Tanto que até um seguro contra essas ações já é oferecido por um grupo de blogs.

Mas, segundo o procurador Neil McCabe, que representa Arthur, a ação não é sobre blogs e sim sobre uma conspiração para difamar sua cliente em torno do tempo de guarda de Dannielynn, que poderá herdar uma fortuna US$ 88 milhões.

De acordo a ação, as mentiras espalhadas pela internet incluem as alegações de que Anna Nicole tenha sido abusada quando criança, e que Arthur teria se casado com seu meio-irmão.

Harrington, que postou textos no blog e moderou debates sobre Arthur no site "Rose Speaks", garante que não conspirou contra ninguém.

Nenhum comentário: