15 de jun. de 2009

IMIGRANTES E POBRES NÃO SÃO RESPONSÁVEIS POR CRISE, DIZ LULA

15062009G00013.JPG

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (15) no Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) que "nem os imigrantes nem os pobres são responsáveis pela crise". "Os responsáveis são os mesmos que por anos ensinaram como gerenciar o Estado."

O presidente voltou a criticar os países ricos: "Essas mesmas pessoas que nos ensinaram viram que agora não sabem mais nada, não sabem nem explicar como davam tanta aula." Lula atacou ainda aqueles que "promoveram e defenderam o sistema e agora não sabem como explicá-lo nem como tirar o mundo da crise na qual o mergulharam".

Lula defendeu uma nova ordem econômica mundial, que recompense a produção e não a especulação, além de ter ressaltado a necessidade de defesa dos direitos dos pobres.

"Como dirigente de um país em desenvolvimento, espero que da crise surja uma nova ordem internacional que recompense a produção e não a especulação", afirmou o presidente do Brasil.

"Esta nova ordem também deve respeitar as normas meio ambientais viáveis e transformar o comércio internacional em um instrumento de desenvolvimento para uma distribuição mais justa da riqueza", completou Lula.


Nenhum comentário: