15 de fev de 2009

Governador participa do baile da Maranhensidade 2009



Sucesso absoluto de público e alegria. Assim foi o Baile da Maranhensidade 2009, realizado na noite de sexta-feira (13), no Grêmio Lítero Recreativo Português. A festa, que é uma realização do Governo do Maranhão, por meio do Voluntário de Obras Sociais (VOS), comprovou mais uma vez que a junção de cultura e solidariedade é uma fórmula que dá samba e ação social. Toda a renda arrecada com a venda dos ingressos será destinada às ações sociais do VOS.
O governador Jackson Lago e o prefeito de São Luís, João Castelo, chegaram juntos ao baile e reiteraram o compromisso de promover o resgate do carnaval maranhense com suas tradições e peculiaridades.
Os foliões usaram a criatividade e capricharam na fantasia. Pierrôs e colombinas, fadas e magos, odaliscas, bruxinhas, imperadores, príncipes, princesas e uma infinidade de personagens dos contos de fada reinaram nos salões do Lítero, onde pairava a magia dos carnavais de outrora. A decoração do salão, como não podia deixar de ser, primou pela escolha de adereços e personagens genuinamente da cultura maranhense, como os fofões.
“Este é o terceiro Baile da Maranhense que realizamos. É uma festa idealizada com o propósito de fortalecer nossas tradições e de resgatar o alegre carnaval de clube”, disse o governador Jackson Lago. “A cada ano, percebemos que o baile fica melhor e se consolida no calendário carnavalesco do nosso Estado”, frisou.
A festa iniciou às 22h, com a contagiante evolução da bateria da Escola de Samba Turma do Quinto, aquecendo os foliões para as atrações seguintes. Logo após, foi a vez do cantor Gabriel Melônio tomar à frente da animação. Em seguida, entrou no palco o cantor Jorge Aragão e banda, para delírio dos amantes do samba. Já o Bicho Terra, com toda a sua maranhensidade, levantou os foliões com seu ritmo e performance contagiantes. A Banda Reprise fechou o baile, interpretando antigas e novas marchinhas carnavalescas.
“É o carnaval da mudança, que integra cultura e solidariedade, resgata o tradicional sem fechar as portas para as novas modalidades de manifestações carnavalescas”, disse o secretário de Estado da Cultura, Joãozinho Ribeiro, lembrando ainda que o Carnaval da Maranhensidade/2009 está homenageando três importantes personalidades da cultura maranhense: o compositor e percussionista, mestre Felipe; o ator e diretor Nélson Brito; e a folclorista Terezinha Jansen.
A presidente do VOS, Maria José de Alencar (Bela), destacou a importância do baile para as ações sociais desenvolvidas pela entidade. “É um momento de entretenimento, mas associado à solidariedade e à certeza de que muita pessoas desfavorecidas vão ser beneficiadas com toda essa alegria”, disse Bella.
Na festa, os foliões tiveram direito também a um Buffet de salgados, caldos e pratos típicos da culinária maranhense.

Fonte: www.ma.gov.br

Nenhum comentário: