15 de mai. de 2010

Empresas organizam 'festas' para funcionários verem jogos da Copa


Como os jogos da Copa deste ano acontecerão durante o horário comercial – haverá disputas às 8h30, às 11h e às 15h30 – as empresas já estão providenciando TVs, telões e até antenas de TV digital em computadores para não deixar os funcionários sem assistir aos jogos quando o Brasil estiver em campo.

Leia também: Empresa não pode descontar hora de funcionário liberado para ver a Copa

Para acompanhar, guloseimas como cachorro-quente, pipoca e até pizza com cerveja compõem o menu preparado pelos empregadores para promover a interação entre os trabalhadores durante a luta pelo hexacampeonato.

A empresa Veus Technology, no Rio, saiu na frente e desde terça-feira (11), quando foi anunciada a lista dos jogadores convocados para ir à África do Sul, os funcionários já estão usando dispositivos USB de TV digital para acompanhar o mundial em equipe.

Somos todos fãs de futebol e distribuímos as três antenas para que o pessoal possa assistir aos jogos"
Roque Brandão, da Veus Technology

Os equipamentos, que são conectados aos computadores, foram comprados justamente para a Copa 2010, disse o gestor de relacionamento da empresa, Roque Brandão. “Somos todos fãs de futebol e distribuímos as três antenas para que o pessoal possa assistir aos jogos”, disse.

De acordo com o gestor, a geladeira da empresa também foi carregada de refrigerantes e desde terça os funcionários estão aproveitando para assistir jogos de Copas anteriores. Tudo para dar palpites e especular sobre as partidas deste ano.

Brandão explicou que a vantagem de manter os funcionários vendo as partidas dentro da empresa é que a equipe estará presente caso algum cliente ligue precisando de alguma emergência – a companhia atua no ramo de tecnologia da informação para a área da saúde e os hospitais podem precisar de ajuda a qualquer momento.

Cerveja
Na agência de mídias digitais AD Brazil, em São Paulo, a decisão foi estender um evento com pizza e cerveja realizado na empresa a cada 45 dias, sempre às sextas-feiras, para os jogos da Copa.

AD Brazil estenderá evento com pizza, cerveja e  videogame realizado na empresa a cada 45 dias para os jogos da Copa. AD Brazil estenderá evento com pizza, cerveja e videogame realizado na empresa a cada 45 dias para os jogos da Copa. (Foto: Divulgação)

“Já temos a tradição de comer pizza e tomar cerveja em reuniões para conversar sobre os projetos da empresas. Na Copa vamos fazer esses encontros para assistir os jogos”, disse um dos sócios, Leonardo Cid Ferreira. Nos eventos de sexta, intitulados de "Pizza and beer Friday", os funcionários também costumam jogar videogame na sala para descontrair.

De acordo com Ferreira, a única dúvida da empresa é se manterá a cerveja também nos jogos que acontecerão de manhã, já que o expediente continuará normalmente na parte da tarde. O sócio disse que há uma TV de 46 polegadas na sala, onde todos também já aproveitaram para assistir a convocação do técnico Dunga na terça.

Confraternização
De acordo com levantamento feito pela Curriculum.com.br, metades das empregadoras que têm os planos de liberar os funcionários do trabalho durante as competições do mundial planejam alguma interação com as equipes dentro da companhia.

A pesquisa ouviu 1.090 empresas. Destas, 33,7% vão dispensar os empregados para assistir às partidas, 19,8% não vão liberar e 46,5% ainda não decidiram qual será o procedimento durante o Mundial.

Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum, disse que o intuito da pesquisa foi inspirar outras empresas sobre o assunto, já que os dados podem servir como referência para aquelas que ainda não pensaram no que vão fazer.

A empresa Contmatic Phoenix, que atua no ramo de desenvolvimento de softwares em São Paulo, optou tanto por dispensar os funcionários como por preparar uma confraternização entre eles.

De acordo com o presidente da empresa Sergio Contente, nos jogos que acontecerem às 11h, está prevista uma "festinha-almoço" que terá cachorro-quente, hambúrgueres e pipocas para os funcionários no auditório da empresa, equipado com um telão. “Vamos pegar a carona na Copa para criar um momento de descontração e integração entre os funcionários”, disse Contente.

O presidente disse que é o associação de funcionários da empresa que está organizando a festa e os integrantes vão providenciar itens como chocalho e bandeiras para animar ainda mais os trabalhadores. Já para os jogos que acontecerem na parte da tarde, a previsão da empresa é liberar os funcionários mais cedo para assistir às partidas.

Portas fechadas
A rede de lojas Fnac também organizou um momento de confraternização entre os funcionários e, como todos estarão assistindo às partidas, as lojas fecharão as portas durantes os jogos.

De acordo com a diretora de recursos humanos Maria Fernanda Ortega, a empresa aproveitará o momento para juntar os funcionários de diferentes departamentos nas partidas da seleção. “Vamos fazer uma camisa exclusiva com o nome para cada um da equipe”, disse

Fonte: reportagem publicada no site G1

Nenhum comentário: