12 de nov. de 2009

Seduc realizará formação para aplicadores da Prova Brasil e do SAEB

Superintendência de Educação Básica e da Supervisão de Avaliação Escolar, promove nesta sexta-feira (13) a formação de 800 técnicos responsáveis pela aplicação da Prova Brasil e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) no Maranhão. A capacitação acontecerá em 22 pólos, simultaneamente, com exceção de São Luís, cuja formação será realizada dia terça-feira (17).

Os testes serão aplicados no Maranhão de 23 a 30 de novembro, abrangendo as escolas urbanas e rurais com mais de 20 alunos matriculados na 4ª e na 8ª série do ensino fundamental e no 3º ano do ensino médio. Este ano, mais de 221 mil estudantes maranhenses participarão do exame.

A avaliação é promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que em parceria com as redes estaduais e municipais de educação realizarão até o dia 30 de novembro deste ano a Prova Brasil/SAEB.

Nos 217 municípios maranhenses deverão fazer a prova 221.403 alunos de cerca de 3.093 escolas. Estão excluídos do recorte da Prova Brasil/SAEB as turmas multisseriadas, escolas que oferecem exclusivamente o ensino especial e educação de jovens e adultos, assim como as escolas indígenas que não ensinam a língua portuguesa.

Os resultados da Prova Brasil/SAEB deverão ser divulgados no primeiro semestre de 2010. O desempenho por escolas será disponibilizado no site do INEP para consulta www.inep.gov.br.

Nenhum comentário: