28 de fev. de 2011

Dois investigadores são presos em ação contra tráfico de drogas no MA

Dez pessoas, entre elas dois investigadores de polícia, foram presas em uma operação da Polícia Civil contra o tráfico de drogas nas cidades de Tutóia (MA) e São Luís. A ação começou na quarta-feira (23), com a prisão de dois suspeitos de envolvimento com o tráfico. Oito foram presos neste domingo (27).
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, ao todo, nove foram detidos em Tutóia, incluindo os dois investigadores. Apenas foi preso na capital maranhense.
Foram apreendidos dois carros, três motos, porções de maconha, 40 pedras de crack, um revólver, munições e celulares.
Os dois investigadores foram indiciados por facilitação para o tráfico. Os outros, por associação pra o tráfico. Apenas um também responderá por porte ilegal de arma.
Fonte: G1

27 de fev. de 2011

Bira do Pindaré denuncia volta da pistolagem ao Maranhão

O deputado Bira do Pindaré subiu ao plenário da Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (24/02), e apresentou um pedido de requerimento à Casa. O objetivo do parlamentar é a obtenção de informações no Tribunal de Justiça sobre a tramitação do processo que analisa o assassinato do líder quilombola do povoado Charco, Flaviano Pinto Neto, que levou à prisão do fazendeiro Manoel Gentil Gomes, essa semana e, de maneira tão célere, a sua soltura.
O quilombola foi assassinado em circunstâncias ainda pouco esclarecidas, no dia 30 de Outubro de 2010, no município de São Vicente Ferrer com sete tiros na cabeça. De acordo com os movimentos sociais Manoel Gentil é fazendeiro – grileiro e foi preso terça-feira (23/02). “Essa notícia repercutiu, mas, em menos de 24 horas, esse fazendeiro, que é acusado de ser mandante desse crime já estava solto, em menos de 24 horas”, denunciou Bira.
O parlamentar aproveitou o espaço para relatar a triste realidade dos despossuídos de terras no Estado do Maranhão, e, em particular, das comunidades quilombolas. Há anos os moradores do povoado Charco vem reivindicando seus direitos mais fundamentais de posse das terras onde vivem. “E há, inclusive um processo que anda a passos de tartaruga, no Incra e nunca se resolve. E, por essa razão, o Incra também está sendo acionado pelo Ministério Público Federal um ano antes da morte do Flaviano. Casas foram destruídas por ordem judicial, que geralmente são céleres quando é contra o povo, mas são lentas, quando favorece o direito da nossa população”, denunciou o deputado.
O acusado de efetuar os disparos que levaram o quilombola a morte é Josué Sodré Sabóia, que seria chefe de um grupo de extermínio que já teria assassinado 16 pessoas. Bira encerou o pronunciamento alertando a sociedade e os outros deputados da volta da pistolagem ao Maranhão. “É a volta da pistolagem, que ameaça as nossas comunidades, sobretudo as comunidades tradicionais, as comunidades quilombolas, as comunidades indígenas e todos aqueles que resistem e lutam para mudar a realidade do Estado do Maranhão”, concluiu.
Fonte : Assecom AL

SECRETARIA DE URBANISMO FAZ LIMPEZA EM CANTEIROS CENTRAIS DA BR 226


Vários homens da secretaria de limpeza pública da cidade, estão trabalhando na limpeza dos canteiros centrais, que acompanham o percurso da BR 226 no perímetro urbano da cidade.
A limpeza está sendo feita nas valas que acontece o escoamento de água das três pistas, todo o gramado dos canteiros também estão sendo aparados.
Após os trabalhos o visual de quem passa no perímetro urbano é outro.

Fonte: realidadenatela.blogspot.com

24 de fev. de 2011

Acidente com ônibus de banda mata um na Bahia, diz polícia



Um acidente com o ônibus do grupo Reginho e Banda Surpresa, conhecido pelo sucesso "Minha mulher não deixa não", causou a morte de uma pessoa, na madrugada desta quinta-feira (24), em Jeremoabo (BA), segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O acidente ocorreu no km 60 da BR-110.
De acordo com a PRF, o motorista do ônibus que transportava o grupo perdeu o controle do veículo. O ônibus saiu da pista e capotou. A vítima, segundo a polícia, seria Lenine Castro dos Santos, integrante da banda. O ônibus seguia do Rio de Janeiro para o Recife, com cerca de 25 pessoas, ainda de acordo com a polícia.
Segundo o delegado Cícero Gomes, da Delegacia de Jeremoabo, 13 pessoas sofreram ferimentos leves, e uma teve ferimentos graves: a dançarina Márcia Maria Alves de Oliveira. Ela foi socorrida e levada para o Hospital Nair Alves, e em seguida foi transferida para um hospital do Recife, onde deve fazer exames e passar por uma cirurgia em decorrência de uma fratura.
Mapa Jeremoabo (BA) (Foto: Arte/G1)
"O baixista da banda morreu. O empresário esteve aqui na delegacia para providenciar o registro do acidente e acompanhar o depoimento do motorista e de dois funcionários da banda, que prestaram os primeiros esclarecimentos", afirma Gomes.
Segundo o depoimento prestado pelo motorista do ônibus à polícia, ele dirigia o veículo da banda quando se deparou com outro ônibus ultrapassando uma carreta. "Ele puxou para o acostamento, perdeu o controle do veículo e capotou. Apenas ele [o motorista] e o produtor estavam usando o cinto de segurança e, por isso, sofreram menos lesões", diz o delegado.
Dois feridos, que foram levados para o Hospital Municipal de Paulo Afonso (BA), fizeram exames, foram medicados e liberados na manhã desta quinta-feira. Outros seis passageiros do ônibus foram levados para o Hospital Nair Alves, e três permanecem internados. O cantor Reginho, Reginaldo Alves da Silva, teve ferimentos e está em observação no Hospital Nair Alves.
Sobre a banda
Uma reportagem do Fantástico, exibida em 13 de fevereiro, mostrou a rotina de Reginho e Banda Surpresa, que ficou famosa com a música "Minha mulher não deixa não". A canção se transformou em um dos hits do verão de 2011 (veja o vídeo ao lado). O compositor Reginho fez a música inspirado por um problema doméstico. Um clipe na internet já foi visto por mais de um milhão de pessoas.

19 de fev. de 2011

Deputado Domingos Dutra propõe melhorias para quebradeiras de babaçu


O beneficiamento do babaçu foi um dos temas em evidencia abordado na reunião interdisciplinar na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na cidade de Sete Lagoas (MG), na quinta-feira (17).
Domingos Dutra
Domingos Dutra
O deputado Domingos Dutra (PT-MA) participou da reunião propondo sugestões para a melhoria no trabalho das quebradeiras com o intuito de garantir melhor rendimento dos produtos originados do babaçu.
Empresas apresentaram política de aproveitamento do babaçu para aumentar o nível de renda das quebradeiras.
Uma exposição sobre a história do babaçu mostrou a face ecológica e econômica da amêndoa e as organizações das quebradeiras que tratam da produção e da industrialização do babaçu, tais como o artesanato, óleo, sabonete, shampoo dentre outros.
Domingos Dutra expos o Projeto de Lei Babaçu Livre e explicou os objetivos do PL: “garantir o livre acesso das quebradeiras de coco nas matas nativas; preservar as matas de babaçu da devastação por meio dos correntões, fogos, agrotóxicos e outras práticas nocivas ao meio ambiente; e estabelece obrigações sociais do poder publico, para o aproveitamento integral do babaçu e a melhoria da qualidade de vida das quebradeiras e suas famílias”, destacou o deputado.
Durante o evento o deputado defendeu a utilização integral de todos os produtos que o babaçu propicia e manter a identidade das quebradeiras de coco enquanto categoria econômica e profissional já que elas não querem se transformar apenas em catadoras e babaçu.
Fonte: Blog Luis Cardoso

18 de fev. de 2011

Vereadores trocam socos e pontapés no interior do Maranhão


Parlamentares da cidade de Codó discutiam sobre presidência da Casa.
Eleição está sendo analisada pelo Tribunal de Justiça do Maranhão.


Vereadores de Codó, no interior do Maranhão, trocaram socos e pontapés  durante uma sessão, ocorrida nesta semana, em que era discutida a sucessão à presidência da Casa. O caso foi registrado na delegacia de polícia da cidade.
Os parlamentares começaram a  discussão no momento em que discutiam a eleição da Câmara de Vereadores. A polêmica em torno da eleição se estende desde novembro. Uma nova eleição foi convocada.
Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Maranhão estão analisando o resultado da eleição.

Fonte: G1

15 de fev. de 2011

Veja a relação de bens da família do prefeito de Barra do Corda, sem contar os carrões e aviões


A Polícia Federal rastreia os bens móveis e imóveis da família do prefeito de Barra do Corda. O blog teve acesso ao inquérito policial produzido pela PF, mas recebeu informações que sugerem patrimônios ainda não calculados.
O blog teve acesso também às movimentações finaceiras da família para posterior divulgação. Um assombro! Veja aqui parte dos bens da família: 
*POSTO ALVORADA (ONDE O LITRO DE OLEO DIESEL CUSTA (1,90) É O PREÇO MAIS BAIXO DO INTERIOR DO ESTADO; JÁ EQUIPADO COM UMA CARRETA ROMEU E JULIETA.A NÃO PARA DE VIAJAR E NÃO ATENDE A DEMANDA .!!ALEM DE SERVIÇOS PARA CAMINHONEIRO, CHURRASCARIA E HOTEL. (NENZIN)
*FAZENDAS: ALVORADA II, ALVORADA III E ALVORADA IV.(NENZIN E PEDRO TELES)
*CONSTRUÇÃO DA ALVORADA DISTRIBUIDORA. E COMPRA À VISTA DE DUAS CARRETAS ROMEU E JULIETA SÓ PARA BUSCAR AÇUCAR NO GOIAIS. (NENZIN)
*REFORMA DO PREDIO DA ANTIGA ALVORADA VEICULOS. REFORMADO EM 2010. (NENZIN)
*REFORMA DA MANSÃO DO NENZIN, DUROU QUASE DOIS ANOS, NO SEGUNDO MANDATO. (NENZIN)
*REFORMA DA MANSÃO DO DR.PEDRO, DUROU 16 MESES, NO SEGUNDO MANDATO. (PEDRO TELES).
*COMPRA DA CHÁCARA DA DONA SANTINHA. (SANDRA MARIA TELES).
*COMPRA E CONSTRUÇÃO DA CHÁCARA DA NILDA ESPOSA DE PEDRO. (PEDRO TELES).
*COMPRA DAS CASAS DO ZÉ CACHIMBO DEIXANDO AS FILHAS DO ZÉ CACHIMBO NA RUA DA AMARGURA. (PEDRO TELES)
*COMPRA DO BANGALÔ DO FRANCO, PRÉDIO ANTIGO E HISTÓRICO. (PEDRO TELES).
*CONSTRUÇÃO DA CLINICA ODONTOLÓGICA DAS FILHAS DE PEDRO. (PEDRO TELES).
*COMPRA DA FAZENDA DO RAYMAR, (DO GADO)(PEDRO TELES PRESENTOU SE PAI, NENZIN).
*COMPRA DE 10 CAMINHÕES BAU À VISTA. PARA DISTIBUIDORA ALVORADA. (NENZIN).
*MONTAGEM DA USINA E EMPACOTADORA DE CEREAIS, ALVORADA EM SÃO LUIS… FORNECEDOR EXCLUSIVO PARA O GRUPO MATEUS. (NENZIN).
*COMPRA E MONTAGEM DA USINA DE ASFALTO. NA BR 226 BAIRRO TRIZIDELA. (SANDRA MARIA E ESPOSO, INAMAR).
*EMPRESA DE SEMÁFOROS QUE CONTROLA O TRANSITO EM BARRA D O CORDA. (PEDRO TRLES)
*INSTALAÇÃO DE DUAS LOJAS EM SÃO LUIS (FÁCIL CONSTRUIR).UMA DA DANIEL DE LATUCHE E OUTRA NA SÃO LUIS REI DE FRANÇA.
*O TERRENO DA COCA-COLA FOI UM PRESENTE DE PEDRO TELES PARA UM CASAL DE AMIGOS DONO DA DISTRIBUIDORA.
*COMPRA EM UM LEILÃO DO ANTIGO POSTO SERTANEJO DE PROPRIEDADE DO ELIZEU FREITAS. EM 2010 (PEDRO TELES) LARANJA CLODOMIR BONFIM.
*COMPRA DE UM PREDIO COMERCIAL DE 5 ANDARES COM SALAS COMERCIAIS AO LADO DO ALCINO AUTOMOVEIS E IMOBILIARIA CANTANHEDE . AV. DOS HOANDESES EM SÃO LUIS.(RIGO TELES).
*CONSTRUÇÃO DE UM EDIFICIO COMERCIAL COM VARIOS PONTO PARA ALUGAR EM FRENTE AO BARRAMAR NA AVENIDA DOS HOLANDESES. (RIGO TELES).
*COMPRA E AGORA EM REFORMA DE OUTO IMOVEL PROXIMO A HUYDAI E KIA NA AV. DOS HOMANDESES. (RIGO TELES)
*COMPRA DE DOIS PREDIOS-GALPÃO NA AREINHA COM FRENTE AO TRIBUNAL DE CONTAS. ANTIGA ALVORADA VEICULOS(RIGO TELES E ESPOSA ABIGAIL).
*FRANQUIA DE QUATRO LOJAS : “ÓTICAS DINIZ” EM SÃO PAULO, UMA LOJA EM PRESIDENTE DUTRA E OUTRA, EM BARRA DO CORDA.
*COMPRA DE UMA CASA-DE-PRAIA LUXIOSA NA PRAIA DO MEIO. (RIGO TELES)
*UMA MANSÃO NO TURU PROXIMO AO MATEUS DO TURU. E UM TERRENO AO LADO PARA POUSO DO HELICOPTERO. PARTE DO PISO DESTA MANSÃO VEIO DA EUROPA. (RIGO TELES E ABIGAIL).
*OCUPAÇÃO DE UM TERRENO COM MAIS DE 2000m2 DE PROPRIEDADE DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE BARRA DO CORDA. (RIGO TELES).
*CONTRUÇÃO DO POSTO ALVORADA FREECENTER COM CARRETA LUXUOSA, LOJAS DE CONVENIENCIA, BAR, ADEGAS. (RIGO TELES).
*CONSTRUÇÃO DE UMA MANSÃO “CINEMATOGRAFICA” COM HELIPONTO, NO BAIRRO ALTAMIRA, EM FASE DE CONCLUSÃO. AREA TOTAL É DE 2090 m2 A CONSTRUÇÃO COMEÇOU A 5 ANOS ATRAS, O PORCELANATO CUSTOU R$ 268.000,00
Fonte: Blog Luis Cardoso

Invasores do conjunto PAC no Bairro Expoagra são expulsos, cumprindo Liminar de Reintegração de Posse.


Várias famílias que invadiram as residências do Conjunto Habitacional “José de Andrade Arruda”, situado no lugar “Fazenda Nova” no Bairro Expoagra, do Programa de Aceleração do Governo Federal foram obrigadas e desocuparem as casas, cumprindo LIMINAR DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE E CITAÇÃO, expedida pelo titular da 1ª Vara da Comarca de Grajaú-MA, Dr. Holídice Cantanhede Barros, tendo como requerente a Prefeitura Municipal de Grajaú e advogados Dr. João Batista Ericeira e Drª Suely Lopes Silva. Ação teve inicio hoje (14.02) a partir das 6h00min da manhã, com um contingente da Polícia Militar de Grajaú e Barra do Corda-MA, comandado pelo Capitão Jean Levi e apoio da Secretaria de Ação Social, Companhia Municipal de Trânsito – Coronel Alcino Batista e serventuários da Justiça da Comarca de Grajaú. 
Vale ressaltar que o cadastro nominal das pessoas que irão ocupar as residências foi feito obedecendo a critérios rígidos, como por exemplo, não possuir residência em nenhum outro local, o que foi cumprindo dentro da legalidade. Mas devido à demora na entrega das unidades habitacionais e à falta de segurança e vigilância no Conjunto Habitacional, várias pessoas invadiram sem autorização as casas, sendo [90%] noventa por cento por pessoas que nunca tinha feito nenhum cadastro e que são proprietários de residências em vários bairros ou localidades em Grajaú e até mesmo em outras cidades vizinhas. 
Casas estavam sendo negociadas entre invasores a preço de banana, ou seja, pessoas estavam se aproveitando da situação para extorquir pessoas menos avisadas e sem conhecimentos. Segundo informações da Secretária da Ação Social Rossicléa Albuquerque, as pessoas que foram retiradas hoje através de “Mandado Liminar de Reintegração de Posse e Citação” serão recolocadas em uma nova listagem para o PAC- II em um novo Conjunto Habitacional no bairro Santo Dumont “Quem Dera”, nas proximidades do Aeroporto de Grajaú. 
Fonte: Blog Grajaú Alerta

14 de fev. de 2011

Saiba como evitar a proliferação do mosquito da dengue


Chuva e calor contribuem para crescimento de focos da dengue. (Foto: Reprodução: TV Globo)
Chuva e calor contribuem para crescimento de focos da
dengue. (Foto: Reprodução: TV Globo)
Qualquer local que possa juntar água limpa e parada é um foco do mosquitoAedes aegypti: pratos de vasos de plantas, caixas d’água mal tampadas, latas, garrafas, plásticos, cacos, pneus, piscinas sem tratamento da água, calhas etc.
O perigo maior é em casa. Calcula-se que 90% dos focos do mosquito sejam domésticos. Velas de citronela ou andiroba e repelentes são paliativos: não eliminam o mosquito, apenas o mantêm distante por algum tempo. As velas têm raio de alcance restrito. Os repelentes possuem duração de proteção limitada.
Como evitar a proliferação do mosquito
Coloque areia no prato das plantas ou troque a água uma vez por semana. Mas não basta esvaziar o recipiente. É preciso esfregá-lo, para retirar os ovos do mosquito depositados na superfície da parede interna, pouco acima do nível da água. O mesmo vale para qualquer recipiente com água.
Pneus velhos devem ser furados e guardados com cobertura ou recolhidos pela limpeza pública. Garrafas pet e outros recipientes vazios também devem ser entregues à limpeza pública. Vasos e baldes vazios devem ser colocados de boca para baixo. Limpe diariamente as cubas de bebedouros de água mineral e de água comum. Seque as áreas que acumulem águas de chuva. Tampe as caixas d’água.
AS DEZ PRINCIPAIS MISSÕES DE COMBATE À DENGUE
1. Cobrir caixas d’água, cisternas, poços e evitar entupimentos de calhas.
2. Vedar com cimento os cacos de vidro nos muros que podem acumular água.
3. Colocar em sacos plásticos, fechar e colocar no lixo copos descartáveis, embalagens, tampas, cascas de ovo e tudo que possa acumular água.
4. Não deixar pneus expostos ao tempo, nunca permitindo acúmulo de água dentro deles.
5. Usar cloro em piscinas, limpá-las com frequência e cobri-las quando não estiverem em uso.
6. Limpar as bandejas externas das geladeiras e ar-condicionado.
7. Esvaziar garrafas, latas e baldes. Guardá-los em local coberto.
8. Guardar garrafas pet e de vidro sempre com a boca para baixo. Guardá-las em local coberto.
9. Lavar semanalmente, com bucha, sabão e água corrente, os vasilhames de alimentação de animais.
10. Lavar os pratinhos dos vasos de plantas e colocar areia até a borda. Evitar plantas como as bromélias, que acumulam água

































Fonte: G1