30 de mar. de 2009

TODOS PELA DEMOCRACIA

“Todos pela Democracia” esse é o titulo do artigo do blog de Ancelmo Raposo. De acordo com o blog, esta marcado para amanhã um Ato – Show, com o tema: Golpe Nunca Mais, na Praça Teodoro, que comemora os 45 anos do golpe militar do país. O evento contara com a presença da sambista e militante do PDT do Rio, Beth Carvalho, João Pedro Stédile, Pastor Arivaldo(VisãoMundial), João Capiberibe e outros, e será transmitida por toda a América latina pela TV TELESUR, da Venezuela.

O convite é feito a todos os maranhenses de bem que não desejam a volta dos tempos de Sarney-Murad e carcarás.

Por Wlyssys Yguana, com informações de Ancelmo Raposo

ASSALTO ENTRE GRAJAÚ E BARRA DO CORDA

De acordo com os site IMITANTE, índios da etnia guajajara assaltaram na madrugada deste sábado (28), um ônibus de turismo com cinqüenta passageiros, entre as cidades de Barra do Corda e Grajaú.

A maioria dos passageiros haviam feito compras fora do estado para comercializar e perderam todos os objetos com a ação criminosa dos índios. O caso foi registrado na delegacia de Grajaú.

29 de mar. de 2009

GRAJAÚ RECEBE VARA ITINERANTE DO TRABALHO NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA

Na próxima terça-feira (31) a sede da Vara do Trabalho de Barra do Corda será deslocada em caráter itinerante para Grajaú, cerca de 125 km de Barra do Corda. Durante quatro dias, o juiz titular da VT, Francisco José Campelo Galvão, fará audiências de conciliação na Câmara de Vereadores (rua Antônio Francisco dos Reis, nº 8, Centro), sendo a maioria das ações contra os municípios de Grajaú e Itaipava do Grajaú. Foram agendadas 166 audiências.

Para o primeiro dia (terça-feira), estão marcadas 42 audiências, começando às 8h30. Para o segundo e terceiro dias foram designadas 46 e 40 audiências, respectivamente. As atividades de itinerância correrão das 8h30 às 12h e das 14h às 18h, exceto na sexta-feira (03) quando as 38 audiências estão agendadas para o período da manhã. A maioria dos processos refere-se a FGTS, salários atrasados e férias, tendo como reclamados os municípios de Grajaú e Itaipava do Grajaú.

O juiz explica que a itinerância garante a efetividade do princípio do acesso à justiça, quando permite que vários jurisdicionados que não têm condições de arcar com as despesa de deslocamento de sua cidade para a sede da Vara do Trabalho tenham suas audiências realizadas no local onde moram ou em municípios mais próximos. Francisco José Galvão destaca que com essa iniciativa a Justiça do Trabalho do Maranhão assegura a presença do Judiciário, por meio do magistrado, mas perto dos jurisdicionados e estreita o vínculo com a comunidade. Segundo ele, a medida também representa economia para o Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT) quanto às notificações das partes.

Referência – os resultados alcançados com a Vara Itinerante fizeram com o que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) escolhesse o projeto para integrar o planejamento estratégico que será implantando nos próximos cinco anos pelo Conselho para todos os órgãos do judiciário do país. Para o planejamento, lançado no mês passado, o CNJ também selecionou os juízos auxiliares de Execução e Precatórios do TRT-MA.

Nos últimos quatro anos, cerca de três mil audiências já foram realizadas em atividades de itinerância no interior do Estado. Em 2008, os valores dos processos conciliados nas atividades de itinerância somaram cerca de R$ 4,5 milhões. A Vara Itinerante, determinada pela Resolução Administrativa nº 069 de julho de 2003, do Tribunal Pleno do TRT-MA, funciona a partir do deslocamento do juiz e da equipe de servidores da sede da Vara para outros municípios abrangidos pela jurisdição trabalhista, realizando audiências, bem como o recebimento de reclamações a termo.

Fonte: IMIRANTE

28 de mar. de 2009

CIDADES BRASILEIRAS APAGAM AS LUZES CONTRA O AQUECIMENTO GLOBAL


Para manifestar sua preocupação contra o aquecimento global, pelo menos nove capitais brasileiras apagarão as luzes de seus principais pontos turísticos neste sábado (28). O ato faz parte da campanha “Hora do Planeta”, organizada pela rede de ONGs WWF, em que pessoas, governos e empresas apagarão as luzes das 20h30 às 21h30 contra as mudanças climáticas.


Entre as 79 cidades que participarão da campanha no Brasil estão Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Manaus, Rio Branco e Belém. Serão apagados ícones nacionais como o Cristo Redentor, a Esplanada dos Ministérios e a Ponte Estaiada, em São Paulo.


No mundo todo, o WWF calcula que 2.848 cidades de 84 países participarão do ato simbólico. As Ilhas Chatham, 800 km da cidade da Nova Zelândia, serão o primeiro lugar do mundo a participar, pois estão no primeiro fuso horário mundial.


Aos cidadãos que quiserem contribuir com a "Hora do Planeta", o WWF recomenda que convidem parentes, amigos e vizinhos para apagarem as luzes da sala no horário combinado, expressando a todos que conseguem ver as suas janelas a sua preocupação com o aquecimento global.


Seja um repórter da Hora do Planeta


Faça fotos: tire uma foto na noite da Hora do Planeta, faça o upload para o Flickr.

Compartilhe vídeos:
faça um vídeo o seu evento e faça o upload para o YouTube.


Divulgue suas ações no Orkut: crie um tópico na comunidade oficial da Hora do Planeta no Orkut e divulgue lá o link para seus vídeos, fotos e mensagens.


Mais informações: WWF - Hora do Planeta


26 de mar. de 2009

AAG PROMOVE ASSEMBLÉIA


A Associação dos Administradores de Grajaú estará nesta quinta – feira, 26, as 20 horas na Grota da Luz, realizando assembléia geral entre membros associados, na ocasião haverá prestação de contas da instituição referente ao ano letivo de 2008. A associação convida, também, todos Interessados que queiram filiar – se , lembrando que para se filiar é necessário ser formado ou estar cursando administração.